A doença de Fabry é causada por mutações genéticas - geralmente são transmitidas de pais para filhos, mas em casos raros podem ser exclusivas do indivíduo.1,2
O que é uma mutação?3,4\r\n\r\nCada célula do seu corpo é programada para funcionar de uma forma particular, por exemplo, para ajudar na digestão, manter o seu coração a bater, ou combater infeções. Para fazer o seu trabalho corretamente, cada célula precisa de um conjunto de instruções.\r\n\r\nO ADN é "lido" pela célula e fornece estas instruções. Um gene é uma secção do ADN que programa uma instrução específica. Os próprios genes são agrupados em unidades separadas chamadas cromossomas.\r\n\r\nPode pensar nisto como um manual de instruções, onde:
Por vezes, há mudanças no ADN - são chamadas de mutações (variantes). Pode pensar nisto como palavras mal escritas - uma letra errada pode mudar completamente o significado da palavra.
Como é que as mutações genéticas levam à doença de Fabry?1,5
A doença de Fabry é causada por uma variedade de mutações num gene chamado GLA, que fornece as instruções para fazer um enzima (a-galactosidase A).
Normalmente, esta enzima ajuda a decompor certas substâncias gordurosas açucaradas (glicoesfingolipídios) nas células do nosso corpo - mas as mutações significam que não pode fazer o seu trabalho Isto leva à acumulação dessas substâncias que causam os sintomas de Fabry.
Pode verificar se tem doença de Fabry fazendo um teste genético5, clique aqui para saber mais
A doença de Fabry é sempre herdada?2,5
A doença de Fabry e as suas mutações são mais frequentemente herdadas de um dos pais. Em casos raros, pode não ser herdada, as mutações Fabry podem ocorrer espontaneamente e ser exclusivas do indivíduo - são conhecidas como mutações novo. No entanto, este indivíduo ainda pode transmitir a doença aos seus filhos.
Para saber mais sobre como a doença de Fabry pode ser transmitida em famílias, clique aqui